História

O Departamento de Filosofia da UFOP foi criado no início do primeiro semestre de 1994, no então Instituto de Artes e Cultura, rebatizado, a partir daquela data, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura. O Departamento oferece cursos de graduação e pós-graduação (lato-sensu e strico-sensu). Atualmente, o Departamento tem forte presença institucional tanto na Universidade, atuando principalmente em pesquisa (Iniciação científica; PED; pós-graduação), quanto fora dela, através de convênios, parcerias e de participação de seus docentes em diversos grupos de pesquisa interinstitucionais.

O Curso de graduação em Filosofia resultou de um projeto de autoria de uma comissão de professores  encabeçada pelo Professor Dr. Henrique Cláudio de Lima Vaz, um dos mais eminentes filósofos brasileiros. O Curso funciona, deste então, em uma antiga casa do século XVIII, que abrigava, anteriormente, a reitoria da Universidade. Desde então, o curso foi inteiramente reformulado, com a contratação de professores oriundos de diversas partes do país e do exterior. O corpo docente é formado exclusivamente por doutores. abrangendo  formações bastante diversas, que cobrem as principais áreas da filosofia. Uma característica marcante do curso é sua inserção institucional: faz parte do Instituto de Artes, diferentemente do que ocorre com os cursos de filosofia a maioria das Universidades brasileiras. Os egressos da graduação em filosofia têm obtido êxito em diversas Universidades de destaque do Brasil, seja realizando pesquisas de pós-graduação, seja atuando no ensino de filosofia.

As atividades de Pós-graduação lato sensu do então Instituto de Artes e Cultura antecedem a própria instalação do DEFIL. A partir de 1986, o IAC ofereceu algumas edições do Curso de especialização Cultura e Arte Barroca, de repercussão nacional, único na sua categoria, pelo qual já passaram professores consagrados tais como, dentre outros, Rodrigo Duarte (UFMG) e João Adolfo Hansen (USP).

Juntamente com o citado curso funciona regularmente, desde 1996, o curso de Pós-Graduação lato sensu em Filosofia, tradicionalmente oferecido nos meses de janeiro e julho de cada ano e que já formou mais de uma centena de alunos, oriundos de diversas partes do Brasil.

O programa de Pós-Graduação em Filosofia foi implementado em março de 2006. Nesse momento inicial, a área de concentração do programa é única: Estética e Filosofia da Arte. Trata-se de uma opção natural, devido às inclinações de seu corpo docente. Mas a área de concentração escolhida insere-se  também na tradição histórica, cultural e artística de Ouro Preto, cujo patrimônio é já um convite à reflexão sobre a arte. Além disso, a presença dos cursos de Música e de Artes Cênicas, reunidos conosco em um único Instituto, não poderia deixar de influenciar a opção pela Estética e Filosofia da arte como área de concentração. Tal fato propicia a oferta de uma possibilidade de continuidade de estudos em nível de mestrado à comunidade do Departamento de Artes, bem como, em futuro próximo, a implementação de pesquisas comuns. No médio prazo, o programa deverá ser ampliado, de modo a incluir outras áreas da filosofia. O programa notabiliza-se pela qualidade de seus eventos e publicações. Destaque-se a relevância da Revista ARTEFILOSOFIA (www.raf.ifac.ufop.br) no debate estético brasileiro.