Corpo Docente

DOCENTES EFETIVOS 

Bruno Almeida Guimarães
Formação: Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, 2017. Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Mestrado em Filosofia (1999) e Graduação em Psicologia (1993) pela mesma Universidade.
Áreas de atuação: Estética, Filosofia da psicanálise, especializando-se também na pesquisa de temas ligados à ética, idealismo alemão e Teoria Crítica.
 
Cíntia Vieira da Silva
Formação: Graduação (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, 2018.
Áreas de atuação: Filosofia Moderna e contemporânea, atuando principalmente na pesquisa de temas ligados à filosofia da diferença, ao pensamento minoritário, o corpo como questão filosófica, corporeidade, imagem e suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas, teoria espinosista dos afectos.

Desidério Orlando Figueiredo Murcho
Formação: Graduação em Filosofia pela Universidade de Lisboa, Portugal, 1992. Mestrado em Filosofia da Linguagem e da Consciência pela mesma Universidade, 1999.
Áreas de atuação: Lógica e Metafísica
 
Douglas Garcia Alves Júnior
Formação: Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. Doutorado (2003) e Mestrado(1998) em Filosofia pela Universidade Federal Minas Gerais. Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, 1989.
Área de atuação: Filosofia, com ênfase em Teoria Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Theodor W Adorno, filosofia moral, estética, cinema e filosofia contemporânea.
 
Gabriel Geller Xavier
Formação: Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná, 2019. Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
Área de atuação: História da Filosofia Antiga, com ênfase no pensamento de Platão e Aristóteles. Ontologia, Metafísica e Ética.
 
Guilherme Araújo Cardoso
Formação: Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, 2017. Doutorado (2016) e Mestrado (2010) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Filosofia pela mesma universidade, 2007.
Área de atuação: Filosofia da Lógica e da Linguagem, com ênfase em paradoxos semânticos.
 
Guilherme Domingues da Motta
Formação: graduação (1993), mestrado (2000) e doutorado (2010) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Universidade de Brasília (2012-2014), com estágio na Universidade de Coimbra.
Área de atuação: História da Filosofia Antiga com pesquisa sobre: Platão, Ética e Educação nos diálogos de Platão, A Metafísica de Platão.
 
Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo Souza
Formação: Pós-doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.  Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, 2002. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, 1998. Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, 1986.
Áreas de atuação: Filosofia da Arte e Cultura, Arte Barroca, Estéticas da modernidade, Literatura brasileira, História do Livro.
 
Hélio Lopes da Silva
Formação: Graduação em Psicologia pela UNESP, 1983. Mestrado em Filosofia pela UNICAMP, 1991 e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, 1998.  Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.
Áreas de atuação: História da Filosofia Moderna. Ética e Estética, Metafísica de Kant, do Idealismo Alemão e de Schopenhauer.
 
Imaculada Maria Guimarães Kangussu
Formação: Pós-doutorado na School of Arts and Science da New York University, Estados Unidos, 2010. Doutorado (2000) e Mestrado (1996) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho, 1980.
Área de atuação: Estética e Filosofia da Arte, com ênfase na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e no pensamento contemporâneo dedicado a estas áreas.
 
Mário Nogueira de Oliveira
Formação: Pós-Doutorados em Filosofia na University of Pennsylvania e na Georgia State University, Estados Unidos, 2009. Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Rio Grande do Sul, 1999. Graduação em Filosofia (1991) pela UFRJ e em Direito (1986) pela UFPE.
Áreas de atuação: Ética, Filosofia Política Contemporânea, Filosofia do Direito e Filosofia da Educação.
 
Marta Luzie de Oliveira Frecheiras
Formação: Graduação, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorados em Filosofia na Ludwig München Universität e na Universidad Complutense de Madrid.
Área de atuação: História da Filosofia, Metafísica, Ética e Filosofia da Religião.
 
Olímpio José Pimenta Neto
Formação: Graduação (1987) e Mestrado (1991) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em estudos literários pela mesma Universidade, 1996. Pós-doutorados na UFRJ (2006) e na UFMG (2019).
Áreas de atuação: História da Filosofia, Literatura, e pesquisa de temas ligados ao conhecimento e à moral, quase sempre referenciados ao pensamento de Nietzsche.
 
Romero Alves Freitas
Formação: Graduação (1991), Mestrado (1995) e Doutorado (2003) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorados em Filosofia na Universidade Livre de Berlim, 2010 e no Centro de Pesquisa Literária e Cultural, Alemanha, 2015.
Áreas de atuação: Estética, Metafísica, Epistemologia.
 
Sérgio Ricardo Neves de Miranda
Formação: Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, 1997. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, 2006. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
Áreas de atuação: Epistemologia, Metafísica, Filosofia Analítica e Filosofia da Religião.