Ação e Metafísica em Platão e Aristóteles

O Grupo de pesquisa “Ação e Metafísica em Platão e Aristóteles” é registrado no Diretório do Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2020 e coordenado pelos professores Gabriel Geller e Guilherme Domingues da Motta, do Departamento de Filosofia da UFOP.  O grupo é uma referência voltada para a pesquisa com afinidade temática (ação, lógica e metafísica) no pensamento de Platão e Aristóteles e conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidades Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Preto. O eixo temático possui sua abrangência em torno das noções de bem supremo/Ideia de bem, ação/contemplação, dialética/demonstração, teoria da substância/teoria das Ideias, o problema do ser, as virtudes morais/unidade das virtudes. As pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo, por terem seu escopo delimitado por alguma dessas noções, envolvem, sobretudo, as seguintes obras: Platão (Protágoras, República e Sofista); Aristóteles (Ética Nicomaqueia e metafísica).